quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Car@s,

Car@s,


Pretendo neste post compartilhar algumas experiências quanto ao uso das distribuição linux.


Amig@s, desde o ano de 2006 venho utlizando diversas soluções livres baseadas em código aberto. Foram testadas algumas distribuições (Soft. Livre) em diversos perfis de computadores e hardwares.  Ressalto que não tenho um conhecimento tão aprofundado de remasterização de distros e coisas deste tipo. A avaliação que faço se refere é a partir da visão de um usuário interessado em não precisar mais de um Sistema Operacional pirata ou pago dos softs proprietários.
Listo aqui as distribuições testadas e mais elogiadas pela minha querida família:

Kurumin 7 - Distro quase completa. Pacotes previamente instalados com todos os recursos otimizados que os softs proprietários oferecem através de pagamento de licença. Esta distribuição foi usada primeiramente em 2006 quando trabalhava na Câmara Municipal de Camaçari - BA. Ambiente padrão é KDE.  Em um outro computador eram utilizadas outras distros. Segue abaixo:

Kalango 2.0 e 3.0- Distro baseada no kubuntu era utilizada nos pcs que atuávamos para as atividades de digitação. Eram utilizados em máquinas fornecidas pelo Legislativo Federal, que estavam "mortas" e foram concedidas à Câmara Municipal Camaçari-BA. O ambiente padrão também  é KDE.


Ubuntu 6 - Distro muito bem resolvida e em desenvolvimento constante. Era utlizada numa outra sala da mesma Câmara Municipal, sendo a que na minha opinião ao lado do Kurumin foi uma das mais elogiadas dos servidores locais.

DSL Damn Small Linux - Distro muito leve, talvez a que tenha obtido maiores resultados usando máquinas antigas (Pentium 1 MMX 233, 64 Mb RAM). Meu PC respondeu muito bem.

Puppy Linux - Na minha opinião a melhor distros live cd para usuário padrão. Interface levíssima, mas que solicita um hardware um pouco melhorzinho que o DSL pede. 128 mb de ram é o ideal. O único problema é que ele assume postura apenas de root não tendo a possibilidade de criar outros usuários. Espero que já tenham resolvido isso, pois ela é uma distro fantástica!

Ubuntu 8.04 - Ótima distribuição. A preferida da minha companheira! Interface invejável e pra quem tem uma boa placa de vídeo, vale a pena testar o compiz-fusion e beryl uma possibilidade de visualizar 6 áreas de trabalho num cubo geométrico rotacional e translacional. Uma gama de repositórios, pacotes e softs para abusar da criatividade digital, edição de vídeo, áudio, sintetizadores e imagens interacionais.

Big Linux 4.0 - No momento estou utilizando esta distribuição. Muito boa para aqueles usuários que querem utilizar um bom Sistema Operacional com a maioria dos drives disponíveis e possíveis de serem baixados via gerenciador de pacotes. Esta distribuição é baseada no kurumin, knopix e repositórios do Ubuntu 8.0.4. Vale a pena testar.

Bom estas foram algumas das distribuições e soluções livres para quem não se sente mais a vontade em utilizar softs proprietários. Existem diversas outras além da possibilidade de uma remasterização para aqueles que desejem construir, alterar e compartilhar caminhos deste universo em código em expansão.

Fiquem à vontade para citar seus testes em distros linux e comentar o seu funcionamento.


Um forte abraço.


Um comentário:

Laura Bernardes disse...

Big Linux é muito bom, pela acessibilidade, mas Kurumin NG funcionou no SATA!!!