quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vale a pena!
Cibercultura: Tecnologia, Sociedade e Cultura no Século XXI
Conferência: Internet e Democracia – A Política no Século XXI
Prof. Dr. Otfried Jarren
Prof. Dr. Wilson Gomes
Prof. Dr. Gustavo Gindre
Mediador: Prof. Dr. José Antônio Gomes de Pinho
24/10/2007
19:00
Teatro do Goethe-Institut (ICBA)
Av. 7 de Setembro, 1809, Vitória, Salvador-BA

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ciberespaço e Cibercultura: reflexões acerca das modificações na esfera pública.

A partir das modificações tecnológicas ocorridas no contexto da modernidade, os universos das relações sociais e culturais passam a se inserir no âmbito tecnológico, constituindo numa nova perspectiva para análise e interferências dos meios sociais e físicos. Com a recriação do universo físico a partir da tecnologia digital e da utilização do computador não apenas como mecanismo maquínico, mas inserido e potencializador das relações sociais, políticas e econômicas, modificando concomitante ao processo de estruturação da arquitetura pública frente às modificações no bojo da sociedade já pós-moderna.

Segundo William Gibson, em seu Romance “Neuromancer ” (1984) durante este processo de averbação dos conflitos exteriorizados, vendo na plataforma do computador, a viabilidade de “catarsis” social, neste contexto, o ciberespaço se define como um novo ente, potencializador das afetividades humanas, capacidade exploratória do universo simbólico social e reconfigurável, indomável. O ciberespaço, a partir da análise etimológica se refere à idéia de “espaço de controle”, inversamente ao que se propõe naturalmente a concepção de ciberespaço, uma oposição direta aos mecanismos de controle social, espaço, não físico e imaterial, capaz de armazenar, transferir e possibilitar a existência de novos signos em constante mutação, além de ter em sua configuração uma nova linguagem, universalizante. Segundo John Perry Barlow, em seu artigo sobre a “Declaração de Independência do Ciberespaço ”, o autor pontua significativamente a verdadeira intenção do ciberespaço, a da não dominação, a quebra das formalidades hierárquicas, a nudez sócio-cultural, pondo em questão e contestando a necessidade de controle social.

O nascimento do ciberespaço provocou modificações nas instituições culturais, econômicas, políticas, alterando os conteúdos do universo público material e reconfigurando o espaço social. Valores modificados a partir da substituição da Cultura de Massa pelas especificações de conteúdos orientados, personalizados através da convergência das mídias e da potencial característica das TIC’s, reestrutura a noção de cultura, criando uma própria que abarca o paradigma tecnológico, não como um impacto (LÉVY, 1993), mas como uma nova ambiência dentro do contexto das variáveis técnicas permitirem o surgimento da Cibercultura.

A Cibercultura ergue-se da tecno-cultura em potencial, não somente pela sua capacidade envolta de tecnologia, mas por permitir a reconfiguração do espaço, das linguagens da noção de longevidade e ao mesmo da sacralização do conteúdo simbólico material e físico. A era da reprodutibilidade, da concessão de novos mecanismos de inserção social e dos valores provocados pela ambiência “cyber”.

Ao contexto da cibercultura, talvez se possa citar de maior relevância a potencialidade de delimitação das instituições de controle social, no qual é positiva a criação de micro-poderes organizados em rede interligada, trocando informações, intervindo nas relações políticas e econômicas, pequenas ações locais que interferem em resultados globais, suplantadas pela capacidade da web e dispositivos tecnológicos, fixos e móveis. Esta relação do ciberespaço na cibercultura confere ao próprio espaço ciber a materialização de sua entidade não apenas como um meio, veículo, mas potencialmente um agente modificador das interações sociais, políticas, econômicas e responsável pela redemocratização do espaço público.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro da inteligência na era da informática.
- Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: 1993.