quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Pererê - A Lenda da Meia-Noite - Cia Teatro Lumbra

No dia 14 de novembro às 20 horas através do projeto Sua Nota é um Show se apresentou no Teatro Castro Alves A Cia Teatro Lumbra, um espetáculo que faz uso da concepção cênica das sombras de forma espetacular. A obra infanto-juvenil ou como queira qualificar a obra de Monteiro Lobato foi atualizado no espetáculo Sacy Pererê - A Lenda da Meia-Noite, um resgate literário do nosso imenso patrimônio imaterial.

O Espetáculo remonta a ancestralidade através da técnica, ou melhor, gênero, assim descrito pelo próprio Alexandre Fávero, diretor, sombrista, cenógrafo, fazendo uso das sombras que se apresentam de forma criativa e introspectiva promovendo uma ilusão cinematográfica durante o desencadeamento do espetáculo.

O uso das sombras, sempre foi uma das estratégias lúdicas para a interação social e promoção da arte não convencional há mais de 3 mil anos, além de mobilizar o aspecto cognitivo infanto-juvenil dos indivíduos permite, ao meu entender, fazer uso da referência do Mito da Caverna – ou parábola da caverna – pois simula uma realidade a partir da interação humana e sua projeção. A arte das sombras possibilita a imersão no vasto universo simbólico humano, particularmente decisivo para a constatação da luz, usando efeitos naturais, podemos assim dizer.

Sobre uma outra questão, o objeto arte através dos tempos, cito àqueles tradicionais que se sustentam em meio ao universo tecnológico digital e das artes contemporâneas interativas mediadas pela plataforma computacional, estes formatos ao se apresentarem, em especial o uso das sombras, passam ao universo da sacralização da arte, característica esta pertinente à cultura digital.

Portanto, sugiro à todos que conheçam o espetáculo da Cia Teatro Lumbra, necessário para a imersão dos conteúdos da arte a partir das projeções humanas.

Vídeos: http://www.clubedasombra.com.br/videoteca.php