domingo, 19 de agosto de 2007

Sobre o encontro do dia 15.08.2007 no ICBA.

Primeiramente gostaria de parabenizar a organização do evento que por sinal não perdi nenhum até o momento. Sobre os conteúdos discutidos no Seminário vale ressaltar sobre uma imensidade de temas a serem problematizados podendo vir a se tornarem instrumentos de pesquisa.

No campo da Cibercultura, em especial Cibercidades as questões apresentadas a respeito das mídias locativas foi possível prever a densidade de recursos da plataforma mobile, o que já se encontra em encaminhamento e aplicação em partes da Europa. Possibilidades de interatividade social, uma intervenção humano-máquina, as questões sempre discutidas em sala pelo Prof. Dr. Zé Carlos, rumo a uma interface zero. RFID, RV, dispositivos Móveis como ferramentas de interação na Interface Arquitetônica (Painéis e arte).

Observado como potencialidade de vigilância, a exemplo citado pelo Professor Dr. André Lemos sobre o "panóptico britânico", os sistemas interativos dos dispositivos móveis promovem a capacidade de "coibir a coerção", já que segundo exposto pelo pesquisador André um indivíduo na Inglaterra num dia normal é filmado por mais de 200 câmeras por dia. Os dispositivos móveis podem facilitar serviços de subterfugio por ativistas visando sucumbir o regime de controle do espaço físico urbano.

Abordaram também a questão da estrutura do ciberespaço territorialidade/ desterritorialidade dentro da discussão sobre o espaço físico e cognitivo, este um ente de usual ambiência de experimentação. O Pesquisador e Dr. Luciano Firmino comparou os espaços euclidianos, da percepção, memória e cultura e social, dentro da concepção do território físico e sua viabilidade como estrutura para a interação social. A noção de que espaço não é "maquínico" esclarece a atividade humana como interrelacionada (sine qua non) com o ciberespaço.

No mais, aproveitei bastante a oportunidade de ir a um encontro muito bem argumentado e com tamanha qualidade para oportunamente apontar alguns pontos de pesquisa que tenho interesse. Para quem não foi ainda tem a chance de ir no mês de setembro.
até o próximo post.
Um abraço "bitilizado".