sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Identidades Culturais Digitais


Uma breve descrição dos processos de estruturação das Identidades Digitais:

Dentro da Sociedade da Informação presente na Obra o “Livro Verde”, o capítulo de que irei tratar de forma a dar suporte teórico a este blog, Conteúdos e Identidade Cultural, aborda exemplificando algumas questões que remetem às possibilidades destas identidades serem veiculadas através da Cultura Digital.

Mesmo com a globalização e com todas as mitificações eventualmente criadas sobre este processo, a cultura, como identidade e conteúdo de aspiração sócio-antropológica, se mantém heterogênea, singular e plural. Para a sociedade da informação este vínculo entre tecnologia e cultura, mais especificamente os seus conteúdos, garantem a possibilidade de preservação e contextualização na Cultura Digital. “Países economicamente mais avançados vêem na preservação da identidade nacional o instrumento decisivo para autocapacitação não apenas em assuntos culturais com científicos e tecnológicos, com suas claras dimensões econômicas.”

Quanto às identidades que este livro aborda referentes a formação do seu processo histórico e cultural, ele descreve dois tipos, uma de identidade primária referente a língua natural, os seus diferentes modos de falar e expressar vocábulos não são capazes de incitar tais reivindicações identitárias. Uma outra de identidade secundária com um parecer acerca do regionalismo e grupos de preferência, se vale de outras duas que divergem diante da possibilidade de áreas de influência como as de identidade instituída (oficial de cima para baixo).

Em contrapartida uma outra valida o processo inverso, de baixo pra cima, com as de resistência referentes às minorias étnicas e religiosas que “se alimentam da memória e do culto das origens. Amplamente pode-se dizer que ainda tem-se as identidades instituintes de projeto como as que interessam-se pelos mesmos propósitos descritos anteriormente como as de outros grupos que possivelmente se mesclam no ciberespaço, tratando desta possibilidade de resgate e preservação dos conteúdos na Cultura Digital.